segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ceviche: um dos tantos pratos típicos peruanos



Nós fizemos um tour gastronômico em Lima. E foi sensacional, porque começamos visitando uma feira livre, onde conhecemos frutos do mar, frutas, verduras e temperos, sendo que alguns já eram nossos conhecidos, outros não. Tivemos a oportunidade, ainda, de degustarmos várias dessas delícias, porque viajar inclui conhecer a gastronomia local.



Após essa visita, nós nos dirigimos para o Restaurante La Rosa Náutica, onde pudemos aprender a fazer um legítimo pisco sour, que escrevi no post anterior, e, também, um delicioso ceviche.

Estes são os ingredientes para o Ceviche: peixe cru, cortado em cubos (de preferência salmão ou linguado), cebola roxa, milho, batata camote (muito doce), pimenta (menos a da espécie rocoto, porque é muito forte), tempero verde, sal, suco de limão e caldo de peixe. Para decorar, algas.



Este é o prato pronto. Lindo e delicioso! Importante destacar que o limão peruano é muito mais ácido que o brasileiro. Com ele, o peixe fica marinado em 5 minutos, ao passo que usando o nosso limão, o marinado demora de 20 a 30 minutos para ficar pronto.

O ceviche foi servido com polvo marinado com molho de azeitonas pretas, purê de batata, recheada com abacate, cebola e tomate. Só tenho uma coisa para dizer: DELICIOSO!




E de sobremesa, uma deliciosa Tartilla de Lúcuma e Suspiro Limeño, que não aprendemos a fazer.




Bom proveito!


Um comentário: